Por que Tecnologia IP e não Analógica?
Atualmente, os sistemas que utilizam redes IP vem se sobressaindo, inclusive estão substituindo soluções tradicionais baseadas em cabos coaxiais e DVR's, devido às vantagens que apresentam, como escalabilidade, redução de custo de infraestrutura, elevado desempenho e facilidade de manutenção.
Apesar de o DVR representar uma tecnologia de ponta para sistemas de Circuito Fechado de TV (CFTV), ele não é totalmente digital, pois precisa de cabos analógicos que podem distorcer a qualidade da imagem.
O monitoramento via IP tem todas as vantagens de um DVR e ainda oferece escalabilidade ao conectar de uma a milhares de câmeras e permite que por apenas uma rede (IP) possa conectar a gerenciar dados, vídeo, voz e outros – tornando o gerenciamento mais eficiente e econômico.
Um sistema de monitoramento via rede IP cria fluxos de vídeo digitalizados, que são transferidos por meio de uma rede IP cabeada ou sem fio, permitindo o monitoramento, a gravação do vídeo e a integração com outros tipos de sistemas, como por exemplo o controle de acesso. As câmeras IP também se sobressaem pela alta resolução e qualidade de imagens e pela grande capacidade de armazenamento e análise do vídeo inteligente.
Com a utilização dos módulos de vídeo inteligente, o sistema IP não dependerá 100% da atenção dos operadores de monitoramento, pois o sistema conseguirá avaliar automaticamente, situações de risco ou atitudes suspeitas, como: abandono ou retirada de objetos, controle de sentido e velocidade de veículos, contagem de pessoas e invasão de áreas de acesso restrito.